quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Diretamente dos artigos científicos para o seu dia-a-dia

Essa semana eu pesquisei a velocidade da Terra por uma curiosidade momentânea. Descobri que a Terra gira numa velocidade aproximada de 30 km por segundo e, melhor que isso, encontrei um experimento  criado por um professor de física que apresentava a possibilidade dos alunos fazerem esse cálculo em sala de aula. Esse professor é o Eduardo de Campos Valadares e o nome do livro é "Física mais que divertida". Sempre me agradou essa ideia de apresentar um assunto tido como denso para o público leigo - até porque, em geral, eu faço parte desse público leigo.  Me lembrei de quando estava no ensino médio e adorava ler os livros do Marcelo Gleiser. Também tinha o hábito de acompanhar a coluna dele na Folha de São Paulo, mas de vez em quando lia críticas severas sobre o trabalho dele, dizendo que ele descrevia alguns assuntos de uma forma simplista ou deturpada. Enfim, eis que nessa aura de pensamentos sobre "ciência para leigos" eu entro na livraria Cultura hoje e encontro o lançamento de um livro que, entre outros objetivos, pretende apresentar discussões de artigos científicos sobre sustentabilidade de uma forma simples e bem humorada, numa linguagem acessível e mais gostosa de ler. O nome do livro é "Ecolhas Sustentáveis" e eu escreverei um post à parte sobre ele. Conversei com os autores e já comecei a a ler o meu exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário