Desde que descobri a diferença de tratamento das galinhas na produção de ovos orgânicos, nunca mais adquiri um ovo de granja no supermercado. Penso que vale a pena estimular uma cadeira de produção mais respeitosa. Recebi um vídeo de uma estudante de veterinária chamada Anna Júlia Girardi, que participou de um concurso de Bem Estar Animal, e está bem nessa minha linha de pensamento.
sábado, 9 de janeiro de 2010
domingo, 3 de janeiro de 2010
Aniversário em novo endereço
Há quase um ano inaugurei o Ecotidiano, como um espaço de experimentação. O meu objetivo era diminuir o impacto ambiental dos meus hábitos e avaliar, depois de um período, o que eu pretendia adotar de vez na minha vida. Ainda no endereço antigo (ecotidiano.wordpress.com), compartilhei a tentativa de consumir apenas alimentos orgânicos, eliminar os sacos plásticos nas idas ao mercado, implantar a coleta seletiva ou ir para o trabalho à pé, apesar da distância de uns oito quilômetros da minha casa.
A experiência foi válida e motivou algumas mudanças no meu cotidiano. Um ano depois, a coleta seletiva no trabalho está relativamente estruturada. Apesar de ter muito o que melhorar, conseguimos um espaço para armazenar plásticos, latinhas, PET´s, embalagens Tetra Pak, papelões, copos descartáveis e papéis triturados - para preservar o sigilo dos dados dos clientes. Quando a salinha fica cheia, é hora de ligar para a empresa de reciclagem que compra o material mensalmente. O nosso lucro, mais que a pouca quantia arrecada, é a consciência limpa por estarmos agindo de forma mais respeitosa.
Os outros ganhos foram os seguintes:
- De tanto ir à pé para o trabalho, comecei a correr. Uma coisa vai puxando a outra e agora faço parte de um grupo de corrida montado por uma empresa de Assessoria Esportiva.
- Substituí os antigos sacos plásticos nas lixeiras de casa por um saco plástico biodegradável (que pretendo investigar até que ponto é biodegradável). No mercado, costumo usar caixas de papelão ou ecobags. Estou vendo cada vez mais pessoas fazerem isso.
- Levo o meu lixo seco para um ponto de coleta do Pão de Açúcar, aqui perto de casa, ou para o meu trabalho. Ainda não consegui colocar a coleta seletiva no meu prédio.
- Em casa, consumo apenas ovos orgânicos. Depois explico isso.
- Consumo frutas, verduras e legumes orgânicos a maioria das vezes.
- Coloquei coletores de pilhas no meu prédio e no trabalho. Essas pilhas são levadas para pontos que as deixam num destino correto. Aqui em Brasília é possível deixá-las no STJ, no Banco Real ou no Shopping Pátio Brasil. No shopping é montado um Ecoponto sempre no último fim de semana de cada mês, que recolhe pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias.
- Desfrutei várias versões do céu de Brasília por começar a acordar mais cedo para caminhar.
- Conheci muita gente interessante que me repassa informações úteis que estão me motivando a modificar outros hábitos, pouco a pouco.
Assinar:
Postagens (Atom)