quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Campanha premiada - Instituto Akatu

Assisti hoje a esse vídeo que, apesar de apesar de não ser tão recente, é muito interessante.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Brechó Chique e Beneficiente

Este fim de semana (dias 4 e 5) haverá mais uma edição do Brechó Chic, em que colaboro com um grupo de amigos. Toda a verba arrecadada é repassada para a Sociedade Beneficente Francisco de Assis, uma creche que realiza um trabalho muito bonito em Brasilinha. O mais interessante é que o brechó será apenas um dos atrativos do evento, chamado A ARTE DO ENCONTRO, que já é realizado há vários anos por artistas locais. Para conhecer mais sobre esse evento, acesse o link aartedoencontroeoutrasartes.blogspot.com


Brechó Chique
Sábado e Domingo - dias 4 e 5 de dezembro
SHIN QI 14  conjunto 08  casa 23 - Lago Norte 

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bazar Pretérito Perfeito


Oportunidade perfeita para quem aprecia um bom bazar. Copio email que recebi:  "O fim do ano está chegando... roupas novas entram no armário e as velhas seguem seu destino e se renovam dentro do armário de outras pessoas. É por isso que estamos fazendo o Bazar Pretérito Perfeito, que terá a presença de nove garotas de diversos estilos e manequins, se desapegando do passado. Convidamos para uma tarde-delícia, com roupas, objetos e tudo mais, além de petiscos e bebidas no bar."



Pretérito Perfeito Bazar
Domingo, dia 5 de dezembro de 2010
Das 14h às 21h
SHIN QI 6 Conjunto 8 Casa 24

obs: amanhã postarei informações do brechó que estou ajudando a organizar e que também será esse fim de semana. Os eventos são perfeitamente conciliáveis. 


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Cuidado com o marketing sustentável

Sinto que hoje a maioria das empresas vendem uma imagem "verde" que não existe na prática. Senti isso ao ver a nova iniciativa da Unilever. A empresa criou uma campanha entitulada "cada gesto conta" ( http://www.facebook.com/cadagestoconta?v=wall), com uma proposta boa, que incentiva a mudança de hábitos diários, mas ao mesmo tempo está há anos na lista do PEA, na relação de empresas que faz testes em animais. Bom, a empresa é enooorme, mundial, tem gente séria e bem intencionada (sem dúvida), mas pra me conquistar como consumidora vai demorar, pelo visto. Em primeiro lugar, precisa mudar alguns gestos e se empenhar para sair dessa lista, de forma ética e não com essa postura de vender uma imagem verde que não corresponde aos valores praticados. Reconheço muitas iniciativas boas da empresa, que patrocina o programa de reciclagem do Pão de Açúcar, por exemplo, mas não compro produtos Unilever desde que tomei contato com essa lista. Bom, eu sei que sou umazinha no meio de milhares de consumidores, mas como eles mesmo dizem, "cada gesto conta" e o meu gesto é o de não consumir produtos comercializados por quem é conivente com a crueldade de testar produtos em animais.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Produtos de limpeza e cosméticos que fazem testes em animais

Pretendo tratar desse tema com mais profundidade em breve, mas por enquanto quero compartilhar uma informação que soube recentemente e que achava que era coisa do passado. Há mais de dez anos procuro utilizar marcas de cosméticos que não fazem testes em animais, mas verifiquei que BOA PARTE dos produtos de limpeza do mercado ainda fazem esse tipo de teste. Resultado: voltei a utilizar produtos da Amway (http://www.amway.com.br/) e decidi parar de adquirir produtos da Unilever (e olha que são DIVERSOS) até que a empresa mude de postura e saia da lista do PEA, uma ONG que faz um trabalho interessante de conscientização neste aspecto. Quem quiser conferir a lista de produtos que fazem ou que não fazem os testes em animais, basta acessar http://www.pea.org.br/crueldade/testes/lista.htm.

domingo, 11 de abril de 2010

Simulador de emissão de CO2 por país

Recebi um email de uma leitora muito especial do blog me indicando esse site: http://www.breathingearth.net/.
Ele apresenta um mapa mundi que indica estimativas de nascimento e as emissões de CO2, entre outros dados, dos principais países do mundo. É só colocar o cursor sobre cada país para ter acesso aos dados. Vale a pena comparar os dados entre as regiões. E é importante fazer as próprias ressalvas, visto que se trata de um simulador, que usa dados de 2008 para algumas estimativas e dados de 2004 para outras, por exemplo. Enfim, para quem não conhecia o site, como eu, é muito válido acessá-lo.

sábado, 10 de abril de 2010

O poder da canequinha

Ainda sobre os vídeos de ontem, o Jorge Furtado comentou que na filmagem do Decamerão, uma série feita para a TV (que eu não assisti), a produção decidiu substituir os copos descartáveis por canecas. O resultado? Menos 17 mil copos descartados! Impressionante.


sexta-feira, 9 de abril de 2010

De volta ao lar

Estava com saudade do blog. Resolvi voltar depois de ter me empolgado hoje fazendo um curso online de Sustentabilidade no site do Banco Real. É um curso rápido e divertido, feito basicamente por vídeos. Um deles é esse aqui:


Também assisti ao debate promovido no lançamento do vídeo com o Jorge Furtado e outros dois convidados. Jorge Furtado, para quem não sabe, é um cineasta (que eu gosto muito) de Porto Alegre que fez os filmes Saneamento Básico, o Homem que copiava, vários outros longas e um curta muito marcante: Ilha das Flores, facilmente encontrável no Youtube. O Jorge falou sobre o Ilha das Flores, que completou 20 anos ano passado e que foi uma das fontes de inspiração para os criadores do vídeo acima, que também criaram o vídeo abaixo, com o personagem Roberto. Recomendo o debate e recomendo o curso, que está nesse link aqui: http://www.bancoreal.com.br/index_internas.htm?stUrl=/especialroberto/divirtase.aspx

sábado, 9 de janeiro de 2010

Porque escolho ovos orgânicos

Desde que descobri a diferença de tratamento das galinhas na produção de ovos orgânicos, nunca mais adquiri um ovo de granja no supermercado. Penso que vale a pena estimular uma cadeira de produção mais respeitosa. Recebi um vídeo de uma estudante de veterinária chamada Anna Júlia Girardi, que participou de um concurso de Bem Estar Animal, e está bem nessa minha linha de pensamento.



domingo, 3 de janeiro de 2010

Aniversário em novo endereço

Há quase um ano inaugurei o Ecotidiano, como um espaço de experimentação. O meu objetivo era diminuir o impacto ambiental dos meus hábitos e avaliar, depois de um período, o que eu pretendia adotar de vez na minha vida. Ainda no endereço antigo (ecotidiano.wordpress.com), compartilhei a tentativa de consumir apenas alimentos orgânicos, eliminar os sacos plásticos nas idas ao mercado, implantar a coleta seletiva ou ir para o trabalho à pé, apesar da distância de uns oito quilômetros da minha casa.

A experiência foi válida e motivou algumas mudanças no meu cotidiano. Um ano depois, a coleta seletiva no trabalho está relativamente estruturada. Apesar de ter muito o que melhorar, conseguimos um espaço para armazenar plásticos, latinhas, PET´s, embalagens Tetra Pak, papelões, copos descartáveis e papéis triturados - para preservar o sigilo dos dados dos clientes. Quando a salinha fica cheia, é hora de ligar para a empresa de reciclagem que compra o material mensalmente. O nosso lucro, mais que a pouca quantia arrecada, é a consciência limpa por estarmos agindo de forma mais respeitosa.

Os outros ganhos foram os seguintes:
- De tanto ir à pé para o trabalho, comecei a correr. Uma coisa vai puxando a outra e agora faço parte de um grupo de corrida montado por uma empresa de Assessoria Esportiva.
- Substituí os antigos sacos plásticos nas lixeiras de casa por um saco plástico biodegradável (que pretendo investigar até que ponto é biodegradável). No mercado, costumo usar caixas de papelão ou ecobags. Estou vendo cada vez mais pessoas fazerem isso.
- Levo o meu lixo seco para um ponto de coleta do Pão de Açúcar, aqui perto de casa, ou para o meu trabalho. Ainda não consegui colocar a coleta seletiva no meu prédio.
- Em casa, consumo apenas ovos orgânicos. Depois explico isso.
- Consumo frutas, verduras e legumes orgânicos a maioria das vezes.
- Coloquei coletores de pilhas no meu prédio e no trabalho. Essas pilhas são levadas para pontos que as deixam num destino correto. Aqui em Brasília é possível deixá-las no STJ, no Banco Real ou no Shopping Pátio Brasil. No shopping é montado um Ecoponto sempre no último fim de semana de cada mês, que recolhe pilhas, lâmpadas fluorescentes e baterias.
- Desfrutei várias versões do céu de Brasília por começar a acordar mais cedo para caminhar.
- Conheci muita gente interessante que me repassa informações úteis que estão me motivando a modificar outros hábitos, pouco a pouco.